ATUALIZAÇÃO SOBRE ATIVIDADE SÍSMICA NO ESTADO DO CEARÁ

Desde o início do mês já foram registrados onze tremores de terra no Ceará

Localização epicentral do tremor que ocorreu no município de Jaguaretama/CE (11/05)
Localização epicentral do tremor que ocorreu no município de Jaguaretama/CE (11/05)

No dia 03/05 (domingo), às 13h16 UTC (10h16, hora local), um tremor, de magnitude preliminar calculada em 2.5, ocorreu no município de Quixeramobim. Assim como outros eventos que ocorreram na região, diversas estações sismográficas operadas pelo Laboratório Sismológico e pertencentes à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) registraram o evento. Após diversos eventos sísmicos na região em 2019, o LabSis instalou uma rede sismográfica na localidade para análises mais precisas dos tremores que viessem a ocorrer no município.

Na terça-feira (05/05), dois tremores ocorreram no Ceará, desta vez na Serra da Meruoca (que engloba os municípios de Meruoca, Alcântaras e Sobral). As magnitudes preliminares dos eventos foram calculadas em 1.5 e 1.3 e ocorreram às 22h26 e 22h31 (horário local). Através de informações da Defesa Civil do município de Sobral/CE, várias pessoas relataram escutar um forte barulho, seguido de um tremor. Dois dias após (07/05), outro tremor de terra (de magnitude preliminar 1.6) foi registrado na região. Ainda segundo a Defesa Civil do município de Sobral, diversas pessoas relataram escutar um barulho parecido com o que ocorreu na terça-feira (05), seguido de um tremor. No mesmo dia, um tremor de baixa magnitude ocorreu também no município de Palhano, às 23h45 UTC.

No sábado (09), um pequeno tremor ocorreu no município de Beberibe (magnitude preliminar 1.15 mR). Segundo Eduardo Menezes, técnico do Laboratório Sismológico, a região vem sendo monitorada pelo LabSis há mais de vinte anos e, desde então, a ocorrência de pequenos tremores como este são comuns. No domingo (10), outro tremor ocorreu na região entre os municípios de Beberibe e Cascavel. A magnitude preliminar calculada deste evento foi de 1.6 mR e ocorreu às 23h35 (hora local).

Na segunda-feira (11) dois tremores também foram registrados no estado do Ceará. O primeiro deles, de magnitude preliminar 1.6 mR, ocorreu no município de Crateus, às 01h20 UTC (04h20, hora local). Já o segundo ocorreu no município de Jaguaretama às 03h09 (horário local) e teve sua magnitude preliminar calculada em 1.2 mR.

Assim como em outras ocasiões, o Laboratório Sismológico mantém contato constante com a Defesa Civil do Ceará e também com os representantes municipais. O LabSis segue monitorando toda e qualquer atividade sísmica na região Nordeste do país em tempo real.