NOVO TREMOR NO MUNICÍPIO DE JOÃO CÂMARA/RN EM 17/03/2020

Localização epicentral do evento sísmico
Localização epicentral do evento sísmico

Nesta terça-feira (17), às 02h29 UTC e 23h29 hora local (do dia 16/03), um tremor de magnitude preliminar 1.5 mR ocorreu ao norte da Falha de Samambaia, no município de João Câmara. Uma semana atrás, mais precisamente no dia 10, outro sismo também ocorreu no município, sendo este de magnitude preliminar estimada em 2.2 mLv. Clique aqui para acessar a publicação referente ao sismo do dia 10/03.

Como dito anteriormente em publicações sobre sismos que ocorrem nas proximidades da Falha de Samambaia (incluindo o município de João Câmara), o Laboratório Sismológico conta com uma estação sismográfica permanente na localidade (ACJC) para monitoramento contínuo da região. O sismo de João Câmara foi o de maior magnitude em uma série de eventos sísmicos que tiveram início no ano de 1986. O primeiro tremor, sentido inclusive em Natal, aconteceu no dia 21/08, e alcançou 4.3 na Escala Richter. No mês seguinte, foram dois eventos sísmicos: 4.3 e 4.4, respectivamente. O terremoto principal ocorreu no dia 30/11, com magnitude de 5.1, seguido por milhares de réplicas.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.