NOVO EVENTO SÍSMICO SENTIDO EM RIO LARGO/AL EM 27/09/2019

Nota informativa foi divulgada para atender solicitação de informações por parte de autoridades relacionadas às ações de Defesa Civil e moradores de Rio Largo e adjacências.

Registro da estação sismográfica localizada em Anadia/AL (27/09/2019)
Registro da estação sismográfica localizada em Anadia/AL (27/09/2019)

Em nota divulgada neste sábado (28), o Prof. Aderson Nascimento, Coordenador do LabSis, e o Sismólogo Eduardo Menezes confirmaram o registro de um evento sísmico na região de Rio Largo, registrado pela estação sismográfica localizada em Anadia/AL (NBAL). O referido evento ocorreu às 23h46 UTC (20h46, horário local), sendo escutado e sentido pelos moradores da localidade. Os mesmos, após o ocorrido, entraram em contato via telefone com o Laboratório Sismológico a fim de confirmar o evento que haviam presenciado. O epicentro é preliminar e possui incerteza epicentral de aproximadamente 5 km. A magnitude preliminar do evento foi 2.0 ML (magnitude local).

Segundo relato recebido pelo Sr. Romério (morador de Rio Largo), o evento também foi sentido por pessoas nas localidades de Multirão, Alto do Ginásio e Mata do Rolo, além de outras em Messias. O LabSis agradece pelo trabalho em conjunto com a Defesa Civil do Estado de Alagoas, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Maceió, o Serviço Geológico do Brasil e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). Anexado a esta publicação consta a versão original da nota informativa divulgada pelo LabSis/UFRN.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.