ATUALIZAÇÃO SOBRE ATIVIDADE SÍSMICA NO CEARÁ NOS DIAS 24/03, 25/03 E 26/03/2019

Estrela vermelha indicando o provável epicentro do sismo de magnitude 2.5

No período de 18/03 a 27/03, no Ceará, foram registrados mais de 200 eventos sísmicos na estação sismográfica localizada no município de Pedra Branca (NBPB). Os eventos de maior magnitude, nos últimos três dias, ocorreram na terça-feira (26/03). O primeiro evento, de magnitude estimada em 1.8, ocorreu às 13:25 UTC (10:25, horário local). Já o segundo evento, de magnitude 2.5, ocorreu três minutos após o primeiro, às 10:28 (hora local). Esses eventos foram registrados por diversas estações sismográficas pertencentes à Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), incluindo a estação de Pedra Branca, que são operadas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Levando em consideração a atividade sísmica contínua na região, o Laboratório Sismológico da UFRN, com recursos financeiros do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos Tectônicos (INCTET) e apoio das Defesas Civis dos municípios de Quixeramobim, Boa Viagem e Madalena, bem como a própria Defesa Civil do Ceará, vai instalar uma rede sismográfica composta por seis estações. O estudo tem por objetivo determinar, com precisão, os epicentros e profundidades dos sismos, bem como verificar sua possível correlação com feições geológicas mapeadas na região.

Os técnicos do LabSis Eduardo Menezes e Marconi Oliveira aproveitarão a ocasião para esclarecer as possíveis dúvidas que a população local tenha em relação aos últimos acontecimentos em conjunto com as Defesas Civis envolvidas.

Clique nas datas a seguir para mais informações sobre os sismos dos dias 17/03 e 18/0319/03 e 20/0321/03 e 22/03 e 23/03.