Tremor em Almeirim, Pará

Três eventos sísmicos foram registrados por 14 estações sismológicas da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), em Almeirim (PA), município do norte brasileiro, entre os dias 24 de julho e 13 de agosto. O tremor de terra ocorrido no último domingo (13) foi mais intenso, cuja magnitude alcançou 4.2mR. A energia liberada por esse abalo pode ser comparaa 56 mil kg de explosivos.

O professor do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Marcelo Rocha, que também coordena a RSBR, acredita que os esforços regionais que se acumulam na Placa Sul-Americana sãoa origem dos terremotos. "Provavelmente essa energia acumulada na região foi aliviada em zona de fraqueza, que pode ter reativado uma falha geológica preexistente ou criado uma nova", afirma. 

Diariamente a RSBR, por intermédio de pesquisadores em geociências do Laboratório de sismologia do Serviço Sismológico do Brasil (CPRM), divulga um boletim com os eventos sísmicos que aconteceram no Brasil e no mundo. As instituições de ensino superior que integram a RSBR também colaboram no registro manual e automático dos tremores.

A partir dos dados emitidos via transmissão on-line ou coletados nas próprias estações, os pesquisadores identificam onde o sismo ocorreu, a magnitude, latitude, longitude e profundidade. 

A magnitude do abalo sísmico detectado no dia 24 de julho às 12h24 horário oficial de Brasília, em Akotipa (PA), foi de 3.6mR. Até o momento não há relatos de danos causados à população após os terremotos no município.